Páginas

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

D.Nair e o rapto do Pingüim





Antes que vocês tirem conclusões precipitadas,já vou logo avisando:Não,Nair não é uma seqüestradora!!!!Mal entendido desfeito, vamos aos fatos: D.Nair é avó materna do Maurício,meu marido.Não tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente,mas,acredito que teríamos nos dado muito bem.
D.Nair criou 06 filhos,ajudou na criação dos netos,costurava,lia os jornais diariamente,cozinhava e ,na minha concepção,era uma mulher bastante além de sua época!Quer um exemplo?Bom,ela servia sopa com farofa.....não,não tudo misturado!Ela colocava a farofa em um cantinho do prato,o que não tirava sua crocância,e acrescentava a sopa aos pouquinhos!sabe quem mais faz isso,hoje em dia?Todos os grandes chefs de cozinha!Folheando um livro do Alex Atalla,vi um prato de quê?Isto mesmo,sopa com farofa.Ferran Adriá também é adepto da combinação!
Ela inventava suas próprias receitas,famosas até hoje,e fazia de ingredientes populares,como a sardinha em lata,pratos deliciosos que até hoje fazem seus familiares salivarem de vontade e saudade!Para vocês terem uma idéia,na primeira viagem que fiz com o Maurício,fui intimada a reproduzir uma destas receitas...como elas não foram registradas em um livro ou caderno de receitas,contei com a descrição da textura da massa,alguns ingredientes...o resultado foi satisfatório e talvez tenha ajudado a sacramentar nosso matrimônio!!!!
Foi D.Nair quem fez com que o Maurício adquirisse o hábito da leitura,desde os 9 anos de idade(ele lia o jornal inteirinho diariamente,o que faz até hoje).
Ela costurava seus próprios vestidos,sempre do mesmo modelo,em tecidos e estampas variadas e usava óculos de armação grossa.
Só conheço D.Nair por foto e algo que me chamou muito a atenção foi o fato dela estar quase sempre no mesmo cenário: na cozinha!Mais exatamente,ao lado da geladeira e,em cima da geladeira,seu companheiro: o Pingüim.
E porquê o rapto do Pingüim?Explico:Maurício e eu moramos na casa vizinha de sua avò e o Pingüim foi “raptado” para morar conosco!!!Seu cativeiro é a nossa cozinha,mas fiquem tranqüilos,ele é muuuuuuito bem cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário