Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A primeira crítica gastronômica a gente nunca esquece!


Lembro exatamente da data: 12 de setembro de 2000.Era uma noite chuvosa na cidade de São Paulo.Data importantíssima já que,naquele dia,comemorávamos o aniversário da minha mãe!
Eu era sub chefe do restaurante Canelle,no Itaim Bibi e,alguns dos pratos,eram criações minhas...minhas primeiras criações,meus primeiros filhotes!
Estávamos todos ansiosos no restaurante esperando minha família...até que todos chegaram debaixo de chuva e a bordo do Fiat Uno azul clarinho: meu irmão caçula Henrique,minha mãe linda com uma camisa rosa pink e meu pai ,de blazer e tudo!!!!Ficamos todos felizes e começamos a preparar as entradas na cozinha.
Estava tudo muito bem até que,de repente,chega o chefe de cozinha,todo nervoso e avisa:”TEMOS UM CRÍTICO GASTRONÔMICO NO SALÃO”A pessoa em questão era Josimar Mello,o crítico gastronômico brasileiro mais importante de todos!!!!
Ai,ai,ai,ai!!!!!Decidimos e menu e começamos a preparação:
Rolinhos de siri e acelga com chutney de abacaxi
Confit de pato com couscous marroquino,frutas secas e molho de laranja
Genoise de mandioca com abacaxi flambado e sorvete de coco
A entrada era uma versão de rolinho primavera,recheada com siri,folha de acelga e um molho agridoce de abacaxi.O principal,uma coxa de pato cozida por horas e horas a fio em sua própria gordura.Na hora de servir é importante aquecer beeeeem no forno para que a pele fique bem crocante!A carne é tão macia que dispensa a faca e a pele,crocante,dá o contraponto de texturas.E foi justamente aí que errei e amarguei a primeira crítica gastronômica da minha vida:
Aqueci o pato no tempo certo,até ficar beeeeem crocante ,mas,na hora de servir,cometi meu maior erro: coloquei o molho de laranja POR CIMA DA PELE.... resultado:amoleceu tudo,né?E foi justamente isso que o crítico reclamou quando escreveu sobre o restaurante!
Ao longo de todos estes anos de trabalho continuei recebendo visitas de críticos gastronômicos em todos os lugares por onde passei...críticas boas ,outras nem tanto....
Hoje , todos vocês são meus críticos gastronômicos!Afinal,a cada semana,a cada nova receita,ponho meu trabalho à prova,literalmente!
E no fundo ,no fundo o que quero é proporcionar,com simples receitas,bons momentos,boas memórias!
Assim como no desenho animado Ratatouille,na cena onde Remy, o ratinho/cozinheiro faz o crítico gastronômico ranzinza voltar até sua infância,servindo a ele um simples ensopado de legumes( o ratatouille).O crítico sai daquele papel de autoridade da gastronomia e torna-se um simples mortal!Com memórias e lembranças que,com o passar dos anos,acabamos nos esquecendo....
Que tal revirar os baús da nossa vida?Com certeza temos algo de muito bom bem lá no cantinho!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário