Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Sopa de cenoura

Era uma noite tranqüila, movimento fraco no restaurante e, aparentemente, ficaríamos ali, de bate papo, sem muito a fazer....
Eu, uma simples estagiária e ele, o chef, o todo poderoso Alex Atalla!!!No início (na verdade,nos primeiros dois ou três dias) eu simplesmente observava o fluxo de trabalho e anotava tudo o que via em um caderninho de capa dura ( já que havia sido instruída pelo chef para fazer assim); Depois de uma bronca do mesmo chef (que havia mudado de idéia), arregacei as mangas e comecei a ajudar a equipe...mais especificamente o Pato (até hoje não sei seu nome verdadeiro),o menino que fazia as entradas,saladas ou o garde manger,falando de forma mais técnica.Haviam entradas bem gostosas no restaurante e me lembro de algumas: consomé de tomates com quenelles de camarão; salada de escarola com vieiras e bacon; salada de rúcula com grana padano e vinagrete de mel; tartar de tomate com arroz selvagem e camarões no vapor.......Aprendi a fazer todas elas e, depois de pouquíssimo tempo, já estava cobrindo as férias do Pato.Sozinha na minha praça (é assim que chamamos cada setor da cozinha) me esmerava para fazer sempre o melhor.....chegava antes de todos,analisava tudo o que estava por fazer,limpava,produzia...por fim, lustrava com um paninho limpo e álcool todos os pratos que seriam usados;os das entradas, especificamente, eram pratos pintados à mão, todos diferentes uns dos outros e lindos, lembro deles até hoje!Sempre deixava no topo da pilha os mais claros, que favoreciam mais a beleza da comida!
E em uma fatídica noite, a tal noite tranqüila que descrevi acima, estávamos todos batendo papo quando, de repente, o restaurante encheu e apareceu um grupo de pessoas “importantes”.Eram 8 ou 10, não lembro exatamente.O chef foi até o salão atendê-los como de costume e veio com o pedido.....Importante: o chef sempre inventava um prato novo para servir para grupos grandes!Neste caso era uma Sopa fria de cenoura e gengibre com lâminas de foie gras e sal de Guerande.
E no tal grupo, alguns escolheram a sopa fria e outros optaram por algumas saladas que já constavam no cardápio....O ritmo na cozinha já era frenético e os pedidos se acumulavam....o chef foi me ajudar para liberarmos logo as entradas do tal grupo; ele fez a montagem das sopas frias e eu, em outra bancada montei as saladas....Levei 2 saladas até a bancada de onde saíam os pratos para o salão e voltava apressada para buscar as demais quando, o desastre aconteceu: eu, tinha mania de andar de costas (ou de ré) e o chef andava para frente ,olhando para trás ,com as duas mão ocupadas pelos pratos de sopa de cenoura.....Resultado: eu andando para trás e olhando para frente e ele, andando para frente e olhando para trás ...o que aconteceu????Sim, nos chocamos violentamente e os pratos de sopa, laranja, laranja, entornaram sobre o jaleco branquinho do chef!!!!Na hora vi aqueles olhões arregalados para cima de mim, o jaleco pintado de laranja e as fatias de foie gras (caríssimo) caídas no CHÃO!!!!!!!!!!Ai,ai,ai, que desastre!Corri, para cortar outras fatias de foie gras e arrumar outras sopas,mas, o maior problema é que o chef tinha levado para a lavanderia o seu outro jaleco e precisava ir até o salão falar com os clientes...
Nenhum cozinheiro tinha um jaleco limpo sobressalente e o tempo fechou!!!O jeito foi o chef ir até os clientes como se nada tivesse acontecido.
Mas na volta sabia que sobraria para mim e ,depois de uma olhada com os mesmos olhões arregalados(ele faz isso quando está bravo) ele me disse que não queria me ver na cozinha.
Mas não, ele não me dispensou do estágio e sim, me colocou de castigo, lavando panelas o restante da noite!!!!
Menos mal,né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário