Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O que você quer ser quando crescer?

Quando criança, pensei em ser professora,bailarina,desenhista,estilista e até jornalista de moda!!!Nunca sonhei em ser cozinheira.Mas a comida sempre esteve fortemente presente na minha vida:sempre amei comer e ainda criança aprendi a cozinhar;brincava de restaurante no fundo do quintal, sozinha mesmo(eu era ,ao mesmo tempo: cozinheira,cliente e garçonete)aprendi a ler com receitas e assistia diariamente, a todos os programas de receitas da TV;minhas avós cozinhavam extremamente bem e minha mãe, é meu exemplo até hoje...Então me digam,como nunca sonhei em ser cozinheira?
Na adolescência,juntei-me à minha mãe para fazermos alguns quitutes para vender e posso afirmar:deu certo!!!Começamos com bolos e docinhos,depois vieram os sanduíches com pão caseiro,os salgadinhos caprichados,os pães de mel disputadíssimos,os ovos de Páscoa com mais de 30 tipos de recheios,os panettones...mas mesmo assim,ainda não pensava em ser cozinheira!
Entrei na faculdade de Publicidade contrariada...afinal,queria ser professora de Educação Física,mas uma artrite precoce me fez desistir da idéia!
Neste mesmo período,ganhei de meu amado pai o segundo exemplar da revista Gula...e aí a minha estória começou!Fiquei maravilhada com aquele mundo de ingredientes e profissionais vestidos de branco e com aquele chapelão na cabeça!
Dois amigos insistiam para que eu procurasse um curso ou um trabalho em restaurante.Foi aí que vi o anúncio do curso de chef internacional do Senac!Fiquei animada,liguei para obter mais informações,mas o valor do curso era totalmente fora do meu alcance:R$1500,00 por mês!Na mesma hora fiquei sabendo de outro curso do Senac ,este gratuito e com formação para cozinheiros.Lembro do dia da prova como se fosse hoje:acordei de madrugada,peguei dois ônibus até a rodoviária e dali fui para Águas de São Pedro para fazer a prova.Eram 14 vagas.Fiquei em décimo sexto lugar!
Continuei sonhando e,ao terminar minha faculdade,em 1998 e decidida a cozinhar profissionalmente,fiz uma lista de restaurantes paulistanos em que gostaria de estagiar(diga-se de passagem,só os melhores!).Laurent Suadeau e Emanuel Bassoleil eram os franceses da minha lista;liguei para os dois e recebi ,logo de cara,dois grandes NÃOS,afinal eu não havia passado pela escola!Foi então, que me dirigi ao Cantaloup,um restaurante no Itaim Bibi.O chef ,na época, era um jovem alemão chamado Deff Haupt.Seu trabalho era impressionante.E ele me recebeu em sua cozinha!Me apresentou todos os seus cozinheiros,me mostrou todas as praças(ou setores),me explicou todo o funcionamente de um restaurante...Infelizmente,não haviam vagas de trabalho ou estágio,mas ele me incentivou e deu mais força para o meu sonho.
Há duas quadras do restaurante,funcionava a loja de roupas que meu irmão mais velho gerenciava.Como estava por perto,resolvi visitá-lo.E foi aí que tudo aconteceu.O chefe do meu irmão chegou,e disse que poderia me ajudar,que era amigo de alguns donos de restaurante etc e tal...disse alguns nomes,até que pronunciou: ALEX ATALLA,que,na época, era simplesmente o chef revelação do ano!!!Na mesma hora,ligou para ele e fez a intermediação.
Algumas semanas depois estava eu ,pronta para a entrevista,e de pernas bambas.Era uma tarde típica paulistana,com frio e garoa.Eu vestia um casaco de couro marrom e um blusa de lã azul bebê,lembro direitinho.O Alex usava uma blusa branca de gola rulê por baixo do casaco de chef.
E eu que não tinha experiência,nem escola,havia conseguido meu estágio!!!!E no dia 07 de setembro de 1998,em pleno feriado,comecei a trabalhar.Minha primeira tarefa?Peneirar uma sopa de palmito.E posso dizer que foi a coisa mais difícil que fiz na minha vida!!!
Onze anos se passaram e muitas estórias aconteceram.Tornei-me sim uma cozinheira,comandei grades equipes,elaborei cardápios,ministrei aulas,cozinhei para políticos,cineastas,músicos,atores,anônimos e famosos.....Todas as minhas experiências valeram a pena e hoje ainda sinto aquele mesmo friozinho na barriga quando testo um novo produto,sem saber se ele agradará ou não ao seu paladar!!!E é por estas e outras que continuo amando o que faço,independente de estar em um restaurante famoso ou na nossa “loja sem paredes”!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário