Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tomar ou não a iniciativa,eis a questão!!


Sempre fui uma pessoa de tomar a iniciativa,de arregaçar as mangas e ir atrás do que queria,do que tinha para resolver....Particularmente sempre achei que esta minha característica era positiva.
Lembro de uma tarde em que cheguei ao trabalho(na época em que era estagiária) e fui comunicada que seria a assistente do chef em uma aula de gastronomia na Spicy(uma loja chique lá em SP!!).A primeira função que ele me deu foi ir ao Santa Luzia e comprar favas de baunilha e sorbet de maracujá...detalhe:eu teria que dirigir o carro do chef!Ai,ai ,ai...fiquei desesperada,mas fui!Era uma carro grande,e eu uma motorista iniciante às 18 hs,no meio do bairro dos Jardins(nos arredores da Av Paulista).Além disso, o carro estava quase sem combustível e também sem água(tive que parar em um posto para resolver estes detalhezinhos)Bom,passado o susto deu tuuuudo certo!Chegando na aula fui direto para a cozinha(eu nem sabia de que se tratava a aula).O que marcou minha memória foi a sobremesa : ravióli de banana com calda e sorbet de maracujá.E é justamente aí que entra a tomada de iniciativa:o chef fez o recheio e precisava rechear os raviólis.Foi aí que eu pensei:como ele vai fazer isto se o recheio está quente???Então corri para o freezer,peguei bastante gelo,coloquei em uma tigela e dei um choque térmico no recheio,que,rapidinho,estava em temperatura ambiente!!!!Pontos para mim!O chef ficou impressionado com a minha atitude e a partir deste dia,me levou como assistente em todas as aulas e eventos!Maravilha!
Na mesma época do estágio,uma das minhas funções mais corriqueiras era lavar as panelas para os cozinheiros.Sim,porque,se eu ainda não era cozinheira,deveria ajudá-los,certo?Era uma noite agitada,restaurante cheio e um dos pedidos, solicitava um filé com molho de pimenta verde.Estava eu no tanque e ouvi o sous chef dizer que só haviam 5 pimentas disponíveis,por isso,este seria o único prato a sair com aquele molho.Até aí tudo bem....Continuava a lavar minhas panelas quentes,quando de repente,ouço um tumulto na cozinha:todos estavam atrás do tal molho de pimenta verde.O chef estava louco da vida querendo saber do tal molho..os cozinheiros atordoados querendo saber o que havia acontecido....e eu,quietinha no meu canto,lavando panelas e mais panelas....
Resumo da estória: às vezes tomar a iniciativa não é tããããão bom assim.....Eu,na minha ânsia de ajudar,acabei lavando a panela do tal molho!!!!
E o chef,até hoje, nem desconfia.....

PS.:Por favor,não me entreguem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário