Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Muito prazer,cupuaçu!!


Há uns 10 anos atrás,ainda lá em Sp,não conhecia os sabores da Amazônia.Nunca havia sido apresentada ao cupuaçu,ao açaí,à pupunha,ao tucumã.....O nosso país é grande e ,infelizmente,nos interessamos mais pelo que vem de fora do que por nós mesmos!
A minha iniciação amazônica-gastronômica, começou ainda quando eu era uma estagiária do chef Alex Atalla.E começou pelo jambú,que estava congelado e sem as flores,portanto, não senti aquele tremorzinho na boca.
Depois de alguns meses,participei,como assistente,de alguns jantares promovidos pela Chivas Regall.Na chefia estavam,além de Atalla,Carlos Siffert e um chef escocês que,sinceramente,esqueci o nome.Só me lembro que ele cultivava hábitos ,digamos assim,exóticos ao cozinhar: só para vocês terem uma idéia,ele mexia as panelas com as mãos(e os braços).A cena mais marcante foi vê-lo enfiando mãos e antebraços em uma tigela com guacamole(abacate+temperinhos) e depois,retirando-as,totalmente verdes!Isto é que é um chef excêntrico!!!!
Bom,mas o dia em que finalmente eu seria apresentada ao cupuaçu,começou tumultuado:saí de casa de manhã bem cedinho,peguei meu primeiro ônibus,mas,o trânsito de Sp,só para variar,estava congestionado!Já em cima da hora,cheguei na estação de metrô para completar o percurso e ,quando estava descendo as escadarias,ouvi que o trem se aproximava...tentei correr e eis que aconteceu o acidente: rolei as escadarias do metrô!!!!Resultado: o trem se foi e eu fiquei inteira cheia de hematomas!Só de lembrar dói!!!
Fomos para a cozinha doloridíssima e aí sim tive meu primeiro encontro com ele,o cupuaçu!Primeiro ele foi usado em um molho para uns espetinhos de cordeiro e na sobremesa, em forma de geléia e sorvete,acompanhou um Pain Perdu(ou,rabanada!).Foi amor à primeira vista!
De lá para cá,pouco a pouco,fui conhecendo outras iguarias,como os sub produtos da macaxeira,como por exemplo: farinhas,tapioca,goma,sagu...Fiz até um jantar lá no Senac do RJ,em agosto de 2003, com esta temática e com o cardápio que segue abaixo:

Entradas
Bolinhas crocantes de macaxeira com parmesão e molho de pimenta fresca
Beiju com tartar de atum e salmão frescos
Principais
Costelinha de cordeiro com purê trufado de macaxeira
Risoto de pato com maçãs caramelizadas e macaxeira crocante
Sobremesas
· Creme brullé de tapioca com geléia de cupuaçu
· Sagu de baunilha em fava com frutas em calda de cachaça



Que riqueza,quantas possibilidades!Sem falar na castanha,no araçá boi,no cará roxo....
É muito bom saber que há muito ainda a conhecer,a me aprofundar nesta cultura!
Ah,e só para finalizar,no tal jantar em que conheci o cupuaçu,só para completar,caí de joelhos,no meio da cozinha!
Deu para sentir a dor??

Nenhum comentário:

Postar um comentário