Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Glamour 0 x Satisfação 10

O título aí em cima parece até resultado de jogo de futebol,né?Mas não é não....Trata-se de um relato verídico sobre as conseqüências de tornar-se um profissional de cozinha!
O trabalho na cozinha necessita de muita concentração, disciplina, atenção e responsabilidade!!!Qualquer deslize pode gerar tragédias como: salgar um prato, passar do ponto ou pior ainda, carbonizar um assado......Sem falar nos machucados que podem acontecer com os próprios cozinheiros : queimaduras e cortes, do mais simples ao mais cruel dos ferimentos.....Nestes meus anos de trabalho já vi de tudo um pouco e carrego na pele, literalmente, as cicatrizes que a experiência me deu!!!!Já me cortei bastante e me queimei mais ainda( coisa que ainda acontece com certa freqüência).O acidente mais grave que tive aconteceu no meu primeiro emprego,no Namesa, em SP: foi um banho de ácido limpa fornos que recebi nos braços e no rosto......por sorte, pensei rápido, corri para o banheiro, me lavei com água corrente em abundância e, não sofri nenhuma lesão.....Ufa, que sorte!!!!
Já repararam na vestimenta dos cozinheiros e confeiteiros?Calça comprida,jaleco de mangas compridas também, sapatos fechados e cabelos sempre presos....Moda?Não, segurança mesmo.As calças e mangas compridas, protegem a maior parte do nosso corpo do calor da cozinha e os sapatos, os nossos pés.Os cabelos presos e protegidos por chapéus, toucas ou lenços, servem para não deixá-los cair na comida, obviamente!A cor branca presente nos jalecos e aventais, serve para mostrar o “grau” de limpeza do profissional!Curiosidade: há mais de 10 anos atrás foram abolidas as botas plásticas (galochas) que os cozinheiros usavam.Motivo? Um coitado de um cozinheiro entornou uma panela de óleo fervente nas pernas...como estava de botas, o óleo ficou “parado”, intensificando a queimadura.Ai, que dor!
Além de trabalharmos em pé, passarmos um calorão e estarmos sujeitos a cortes e queimaduras, ainda temos a responsabilidade de alimentar os nossos clientes....isto significa escolher alimentos frescos, higienizá-los e prepará-los da forma adequada.Vale lembrar também a carga horária.....quando o cozinheiro é promovido a chef, pode chegar a 16hs...não por semana, por dia mesmo!E as folgas?eu mesma já trabalhei mais de 3 meses sem ter nenhumazinha.....Como diz meu marido, é trabalho de pedreiro!
Vocês concordam que o glamour desta profissão é igual a 0????
Mas a satisfação de ver um prato voltando vazio ou ouvir um sonoro : hummmmmmm, é 10, eu garanto!!!!

2 comentários:

  1. Adoro suas historinhas, elas sempre me emocionam!

    Tô morrendo de saudade daquele biscoitinho de chocolate com recheio de chocolate que eu compro na barraca de vocês, acho que domingo eu vou lá, os meninos todos aqui do trabalho adoram!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Lívian, eu também me emociono ao escrever!Dou risada, choro.....afinal,é tudo real,né?
    Ah, e se puder vá lá no domingo sim!!!!!Os cookies estão permanentemente no cardápio!
    Abraço

    ResponderExcluir