Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Não aperte o mamão!(ou A Feira)


Desde a infância,sou freqüentadora de mercados e feiras.Não fui daquele tipo de criança que bate o pé e faz escândalo porque quer um chocolate ou um biscoito!Meus pais sempre nos levavam à tiracolo no dia de fazer compras.E sempre fui muito comportada!
A compra do mês era passeio para a família toda e ,como a compra era grande,íamos de carro, com meu pai nos guiando!Já a compra semanal de verduras e frutas, era de responsabilidade da minha mãe e minha,a bordo de nosso possante carrinho de feira e mais algumas sacolas sobressalentes.
Foi aí que se deu o início de um longo e importante aprendizado, afinal, escolher as frutas,verduras e legumes é tarefa de grande responsabilidade!Calcular as quantidades certas,evitando assim desperdícios e gastos em excesso.Dar preferência aos produtos da estação é dica valiosa,pois são eles que tem o melhor sabor e o melhor preço.
Na feira também comecei a provar novos sabores,já que os vendedores,para atrair clientes,nos davam provinhas de todas as frutas!Sentir o aroma da barraca de verduras,então?Sempre foi a minha preferida!O vendedor de ovos,que escolhia um por um afim de formar uma cartela perfeitinha,sem nenhuma perda!Também tinha a barraca de queijos....Ai que delícia!Sem falar na barraca dos tomates,das cebolas,das bananas....
No fim do ano, a variedade de frutas era bem maior e aí apareciam as ameixas,as cerejas frescas e os delicados figos ,que mamãe adora!Meu pai também amava frutas na sobremesa!Me lembro direitinho quando ele,ao partir um mamão ao meio, ficava deslumbrado com os desenhos que a mãe natureza nos proporcionava : às vezes uma estrela,às vezes um círculo.....
Depois de carregar algumas sacolas para mamãe, chegava a hora de repor as energias : e a parada obrigatória era a barraca do pastel!E como levávamos muito tempo na feira,o pastel era nosso prato principal,acompanhado,claro,de um bom arroz com feijão!Meu preferido na época(e até hoje) é o de pizza,com queijo ,tomate e orégano!Se bem que o de carne moída bem temperada com azeitonas,salsinha e pedacinhos de ovo cozido também era bom demais!A nossa pequena compra contabilizava,ao menos,uns 8 pastéis!
Até hoje me divirto fazendo compras!Na feira,no supermercado...adoro olhar os ingredientes,sentir seus aromas....até nas férias,quando podemos viajar,procuro um nosso supermercado ou uma nova feira para descobrir algo de novo ou então,algo de antigo,para lembrar estórias,relembrar sabores.....
E o que mais me toca e me inspira ao relembrar destes momentos,é recordar a relação de respeito que estes profissionais tinham(e ainda tem) com todos aqueles ingredientes.Cuidando-os como bebês!
Por isso, da próxima vez que você for às compras, não aperte uma fruta madura,hein?Elas são muuuuuito delicadas!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário