Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O Realejo (ou de porta em porta)


Quando eu era criança,lá em São Paulo,haviam muitos vendedores que nos visitavam e faziam a tal venda de porta em porta.Avon,Seleções,Tupeware,enciclopédias,colchões ortopédicos, entre outros.
Devo confessar que os que mais me agradavam eram os vendedores de comida!!!Nesta linha, destacam-se o caminhão da Paulista,que vendia leite e iogurtes fresquinhos,na porta de casa;lembro até que era na sexta feira que o caminhão aparecia na nossa rua,Rua Axuí.Os meus produtos prediletos eram um iogurte de morango com uma camada farta de geléia por baixo e um outro ,tipo danoninho,sabe?Lembro que a minha mãe comprava um para mim e outro para o meu irmão mais velho(o caçulinha ainda não havia nascido).Eu escondia o meu atrás dos ovos na geladeira e dizia que já havia comido o meu,só para mais tarde,comer na frente do meu irmão e fazê-lo “passar vontade”....aquelas coisas de criança,né?
Outra vendedora que eu gostava muito era a de Yakult!Ela chegava com as garrafinhas de Yakult em um carrinho de feira...dava até para comprar fiado!Era só anotar no caderninho!
Também tinha uma senhorinha muito fofa, esta era a minha predileta: ela vinha quase toda tarde,com seu carrinho de feira repleto de gostosuras: kibes, coxinhas e em especial,um canudinho de massa de pastel recheadíssimo de cocada,bem molhadinha,sabe?Fico com a boca cheia de água só de pensar!Seus doces e salgados eram simplesmente divinos e ,durante uns bons anos,foram meu leve lanche da tarde!!!!
Morei nesta casa do meu nascimento até meus 12 anos de idade.Muitas coisas boas e importantes aconteceram por lá.No quintal de casa brincava de restaurante,costurava as roupinhas das minhas bonecas.Na jardineira que ficava embaixo da janela da sala plantei espaguete(ah,se quiser saber mais sobre este fato leia o texto do dia das crianças).
Também neste endereço, vivenciei um fato importante, muito importante:tinha uns 8 aninhos ,quando ouvi uma música vinda lá da rua...saí na janela e vi um homem,com um papagaio e uma caixinha.Era um Realejo!!!Atravessei a rua ,encantada com aquela figura e resolvi arriscar:porque não lhe dar uma moedinha em troca de um papelzinho que esclareceria uma parte do meu futuro?
Pois bem, o realejo tirou o papelzinho e eu,aos 8 anos de idade,fiquei sabendo que ao ingressar na vida adulta,seria uma profissional muito bem sucedida e que me casaria com um homem muito especial,um homem do Norte,com quem teria 2 filhos.
Os filhos ainda não sei quantos serão, mas o restante da sorte,posso afirmar, e vocês são testemunhas,que é a mais pura verdade!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário