Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Surpresa!!!!!

Cozinha não é ciência exata como, por exemplo, a matemática. Para conseguir resultados perfeitos é necessária a tal repetição e também, bom senso, observação e sensibilidade!E isto não vem escrito em receita alguma e em livro nenhum.
Comecei a cozinhar ainda criança e ao chegar na adolescência,comecei a produzir,junto com minha mãe, bolos e outras coisas gostosas!No início, a clientela era bem modesta, formada principalmente pelas minhas amigas....aos poucos os familiares das amigas tornaram-se clientes,depois os amigos dos amigos e assim a clientela foi aumentando.Quando entrei na faculdade ocorreu o mesmo e quando percebemos já tínhamos muitos clientes!
Fazíamos muitos bolos de aniversário, com massa de pão de ló bem fofa e diversos recheios e coberturas deliciosos!Nossos bolos eram bem fartos, umedecidos com calda, super saborosos.
Em uma ocasião, pegamos uma encomenda de um bolo para um aniversário/batizado. Lembro-me até do sabor: pão de ló de baunilha e de chocolate,intercalados por trufa de chocolate ½ amargo e creme crocante de nozes.A cobertura era marshmallow com palhacinhos coloridos,também de marshmallow.O bolo ficou lindo e fomos entregar,mamãe e eu....Era uma manhã de sábado bem fria.Atravessamos a cidade , mamãe segurando firmemente o prato com o bolo embrulhado e eu, dirigindo cuidadosamente meu primeiro carro, um Uno Mille verde metálico.Ao chegar no apartamento e desembrulhar o bolo,a surpresa: as camadas de bolo haviam se deslocado!
Resultado: atravessamos a cidade na maior velocidade possível (na época,não haviam radares para minha sorte!),fomos ao supermercado,compramos os ingredientes necessários,voltamos para casa e fizemos outro bolo,igualzinho!Quer dizer, quase igualzinho.....
Em duas horas exatas, estávamos na porta da cliente, entregando seu novo e perfeito bolo!
Ah, vocês querem saber qual foi nosso erro?Sim, eu conto: como eram dois recheios, um mais firme ( a trufa) e outro mais cremoso(o creme crocante),o erro foi ter deixado o recheio mais firme na camada de cima.Com o movimento do carro,a pressão da camada mais pesada sobre a mais cremosa e delicada,fez com que o bolo se movesse!Na hora de fazer o novo bolo inverti a ordem, colocando o recheio mais cremoso em cima e ,o mais pesado, embaixo!
Lição aprendida, desafio de fazer um novo bolo e entregá-lo em menos de 2 horas cumprido e o principal, cliente mais do que feliz, afinal, apesar do bolo ter “sambado” no prato,estava sim ,muito bom e ficou de “brinde” para a festa!

2 comentários:

  1. Nooossa que nervoso. Só 2 horas pra fazer e ainda entregar! Só vc mesmo que é craque...rss
    Ainda bem que deu tudo certo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. 2 horas para fazer compras,preparar e entregar....pra ser sincera,até eu fico me questionando como conseguimos!Ainda bem que era fim de semana,não tinha trânsito...afinal,era SP,né?

    ResponderExcluir